novembro, 2009

...now browsing by month

 

Revista BrOffice.org

sábado, novembro 28th, 2009
RB 09 | BrOffice.org nos municipios Brasileiros
Experimente um momento de reflexão com o excelente artigo de Fernando H. Leme mostrando as vantagens da migração para software livre e BrOffice.org em órgãos públicos. Na reportagem principal, Rochele Prass nos traz informações precisas e atuais dos municípios brasileiros que passaram por migração recente para software livre e BrOffice.org, além de análises, gráficos e entrevista que não deixam dúvidas sobre a importância e aceitação da suite BrOffice.org nas instituições brasileiras que em muitos casos passam primeiro pelo BrOffice.org antes de fazer uma migração total. Na seção Como Nós, Willian Colen faz um breve relato histórico e atualiza o processo de produção do CoGroo. E ainda, dicas e tutorial para o leitor que quer se aprofundar no uso diário do BrOffice.org. Boa leitura!

Clique aqui para baixar!

Deixando o Ubuntu redondinho

sábado, novembro 28th, 2009

Existem dois aplicativos que sempre uso no Ubuntu que facilitam bastante na hora de configurar o desktop.
O primeiro é o script “Ubuntu Perfeito” que entre suas funcionalidades estão a instalação de codecs, drivers e muitos outros componentes que teremos que instalar ao longo do tempo. Com ele vários processos de instalação são automatizados e economiza bastante o nosso tempo.
Para baixar o Script Ubuntu Perfeito é só acesse o link abaixo e escolha o mais adequado para a sua distro:
http://sourceforge.net/projects/ubuntu-perfeito/files/

O segundo é o Ubuntu Tweak que facilita bastante na hora de fazer os ajustes no Ubuntu, ajustes de pastas do usuário, programas na inicialização, remoção de pacotes desnecessários e muitas outras facilidades. Baixe já:
http://code.google.com/p/ubuntu-tweak/downloads/list

O que é Software Livre?

sábado, novembro 28th, 2009
Para quem não sabe ou não conhece o que é software livre, seguem abaixo dois vídeos que explicam o que é Software Livre, vale a pena assistir e entender a filosofia do Software Livre. Neste primeiro vídeo, grandes nomes do SL no Brasil participam dando seus depoimentos sobre o mesmo. Assistam e divulguem para contribuir com o crescimento do Software Livre. O conhecimento deve ser compartilhado para que o mesmo tenha valor.

Meu Hacker preferido

quinta-feira, novembro 26th, 2009
Para descontrair um pouco, coloco aqui uma foto engraçada do meu Hacker preferido, e ele é o maior Hacker que já conheci, pois ele conseguiu mudar a minha vida completamente e para melhor.
João Gabriel é o nome deste meu Hacker que amo demais!!! #paibabao rsrsrsr

A Criativdade dos usuários

quinta-feira, novembro 26th, 2009
Sabemos que usuários comuns conseguem fazer coisas que jamais imaginamos que eles conseguiriam fazer, desde usar o cd-rom como porta copos até usar o mouse como pedal, rsrsrs. Exageros a parte, diariamente me deparo com situações engraçadas com os usuários das empresas em que trabalho. A maioria dos problemas acontecem por falta de capacitação técnica dos operadores e infelizmente o mercado está cheio de pessoas assim. Seria divertido se não tivéssemos que consertar os problemas causados pelos usuários. Mais também tem o lado bom, agente descobre funcionalidades do computador que nem imaginávamos que existia, por exemplo, esta semana estive visitando uma das filiais da empresas que trabalho e descobri uma nova funcionalidade para os gabinetes dos computadores, eles tem um porta objetos, isso mesmo e se você não acredita segue a foto abaixo para comprovar:
Este aqui serve como porta carimbos!!! E reparem que a máquina está ligada.

FISL 11 Já tem data definida.

quinta-feira, novembro 26th, 2009
O Forum Internacional de Software Livre a ser realizano no ano de 2010 já está com a data definida, será realizado entre os dias 21 a 24 de julho e novamente acontecerá no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), serão quatro dias respirando o puro Software Livre.
O FISL acontece anualmente na cidade de Porto Alegre/RS e é um dos maiores eventos do mundo na área por proporcionar uma discussão técnica, política e social sobre software livre de forma integrada. Reúne discussões, palestras, personalidades e novidades nacionais e internacionais do mundo do Software Livre. Dentre as atrações acontecem: Arena de Programação, Eventos comunitários, Festival de Cultura Livre, Encontro de Grupos de Usuários e no próximo ano a grande novidade é que o primeiro dia do evento será dedicado aos grupos de usuários, uma reinvindicação dos mesmos durante o FISL 10. O evento reune os maiores nomes do mundo do Software Livre, tais como Jon “maddog” Hall, Richard Stallman, Peter Sunde, Sergio Amadeu, Marcelo Branco, Bdale Garbee, Alexandre Oliva, Jomar Silva, entre outros.
Tive a oportunidade de participar da décima edição do evento e confesso que foi o maior evento que já participei. A organização do evento é impecável, as palestras são imperdíveis e o compartilhamento de conhecimento é espetacular. No FISL 10 foram confirmados 8.232 inscritos de 27 paises, sendo 40% estudantes e 60% profissionais de TI e empresários.
Já reservei a data no meu calendário para participar do FISL 2010 e comecei a contagem regressiva para participar do mesmo, a expectativa já é grande.
Rafael, Eu, Felipe e Gustavo. Grandes amigos que conheci no FISL.

Campus Party Brasil 2010

quinta-feira, novembro 26th, 2009

A terceira edição da maior festa da internet brasileira está para acontecer entre os dias 25 a 31 de janeiro de 2010 novamente na cidade de São Paulo.
O evento reune internautas vindos de todo o Brasil e do mundo em uma festa de compartilhamento de conhecimentos, experiências e cultura digital. Diversos temas são discutidos durante o evento, muita inovação tecnológica e também muito entretenimento, afinal a maior banda larga do mundo está lá.
Internautas de todo o Brasil estão organizando caravanas para participar do evento, veja mais informações sobre formações sobre o evento e caravanas no site da Campus Party Brasil no endereço: http://www.campus-party.com.br/
E para empolgar mais ainda segue abaixo um vídeo mostrando um pouco sobre a Campus Party Brasil.

O tempo não para…

quarta-feira, novembro 25th, 2009
IBM PC XT – Onde tudo começou!
Ainda agora me peguei viajando no tempo e fui me encontrar na primeira vez que eu vi um computador, nao me lembro o ano mais sei que era bem pequeno e vi um TK85 funcionando com fita K7 em uma oficina eletrônica de Cajazeiras e fiquei boquiaberto o cara da oficina disse que estava pra vender e quase tirei o juizo de minha Mãe para que ela comprasse pra mim. Não tive sucesso, acho que ela deve ter pensado: “Que invenção mais besta deste menino!”, rsrsrsrs.
O tempo passou, esqueci aquele “brinquedo” e chegou o ano de 1992, quando num fim de tarde eu estava passando de blicicleta e vi fixado na parede de uma casa um anuncio de um curso de informática, olhei pela janela da casa e vi um computador em cima de uma mesa, meus olhos brilharam. Corri para casa e fui logo chegando e pedindo a meu Pai e minha Mãe para eles me inscreverem naquele curso de informática e a resposta foi positiva, daí fui correndo lá na casa para saber informações do curso e quanto custaria… Foi aí que conheci Demogenes o professor que iria ministrar o curso, ele estava usando um computador IBM PC XT com aquela tela verde(linda) e já pedi para ele guardar uma vaga para mim turma a ser iniciada. Daí começou a ansiedade para o início do curso de “Processamento de Dados e Programação em DBASE III Plus e Clipper”. E as aulas começaram, que maravilha, comecei a ter contato com aquelas máquinas espetaculares, logo me ofereci para ajudar na impressão das apostilas e no que mais Demogenes precisasse de minha ajuda. Usava o programa FACIL executado direto de um disquete de 5 1/4 e mandava o comando print para que as apostilas fossem impressas em uma impressora matricial, tratei logo de comprar uma caixa de disquetes para salvar meus arquivos e copiar(já era pirataria?) os programas FACIL, FORMAX, BANNER e um joguinho chamado Prince of Persia. Mas pra quê eu queria copiar os programas se eu nem tinha computador? Realmente, só que eu tinha certeza que isto seria o próximo passo. Frequentei cada dia do curso com sede de informação e carregava todos os dias aquela caixa de disquetes com o cuidado de como se estivesse carregando um notebook(o que é isso?).
Concluído o curso, continuei ajudando Demogenes na turma seguinte pois precisava praticar o curso e não tinha computador em casa. Passava de vez em quando na prefeitura para conversar com o Sr. Zezinho Abelhinha(in memorian) que era contador da prefeitura e também participou do curso e tinha um PC XT na prefeitura que ele usava e eu aproveitava para praticar também. Ele também tinha um PC XT em casa e vez por outra me convidava para usar o computador da casa dele. E assim eu ia praticando o curso concluído.
Cheguei a desenvolver um software de controle de estoque e tentei vender por telefone a uma loja de eletropeças de Cajazeiras, não tive coragem de ir pessoalmente na loja vender o software pois eu era bastante tímido. O proprietário da loja me respondeu: “Eu não tenho nem computador, pra que eu vou querer um programa?”, depois disso desisti de tentar vender o software e passei algum tempo sem praticar até comprar meu primeiro computador, que aí já é uma outra história.
Olho no retrovisor e vejo que bastante tempo passou, mas a paixão por informática cresce cada dia mais e me envolve de uma maneira que não consigo mais imaginar minha vida sem ela.