março, 2010

...now browsing by month

 

Lançada edição n.12 da Revista Espírito Livre!

quarta-feira, março 31st, 2010

Revista Espírito Livre 12

Revista Espírito Livre - Ed. n #012 - Março 2010

Pedras pelo caminho… batalhas. A gente sempre as encontra. Mais cedo ou mais tarde. Não é e nem seria diferente com a Revista Espírito Livre. Ainda mais quando estamos a completar nosso primeiro ano, não mais um recém-nascido… De qualquer forma, aqui estamos, firmes e fortes, já comprando as velinhas do bolo, com a certeza que ainda há muito a se fazer, muito a mostrar, muito a ensinar, a proporcionar.

Nossa capa ilustra um tema bem polêmico, bem/mal falado, muito discutido e pouco conclusivo. A liberdade na Internet, seja através da liberdade de expressão, seja no uso de softwares e alternativas ainda é alvo de muita discussão. Muitas delas produtivas como esperamos apresentar ao leitor. Para tanto trouxemos como principal entrevistado alguém que conhece bem a internet, Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation, que está no negócio de ligar as coisas: pessoas, ideias, tudo. Um ativista comunitário de tecnologia há quase 20 anos, com foco em inventar novas maneiras de promover a abertura e as oportunidades na Internet. Mark convoca discussões sobre “tudo aberto” em sua cidade natal de Toronto e em todo o mundo. Em sua passagem pelo Brasil neste mês de março para a divulgação do Mozilla Drumbeat, Mark concedeu esta entrevista exclusiva à Revista Espírito Livre, que você confere aqui. Na mesma linha vários de nossos colunistas também atingiram a internet como seu principal foco. Jomar Silva levanta um questionamento interessante: até que ponto a internet é culpada pelas falhas do usuário? Será que a rede tem culpa? Francilvio Alff faz uma análise sobre as restrições feitas pelo dragão chinês em relação a grande rede. Fernando Leme apresenta em detalhes questões sobre DRM – Digital Rights Management. Walter Capanema apresenta ainda um manual de sobrevivência sobre a liberdade de expressão na Internet.

Como convidado especial, o sociólogo Sérgio Amadeu, já conhecido pela comunidade de software livre do Brasil, fala de como a indústria do copyright ataca a privacidade e as redes P2P. Também temos colunista nova na área. Krix Apolinário estará conosco nas próximas edições trazendo ainda mais feminilidade nas discussões já apresentadas aqui na publicação. O time feminino está aumentando…

Cristiano Furtado apresenta as novidades da última versão do Ekaaty Linux, um GNU/Linux feito por mãos brasileiras e um time bem coeso. Farid e Nara, figuras conhecidas nas comunidades onde se encontram designer e ilustradores, trazem um panorama sobre as ferramentas de código aberto para computação gráfica em suas várias óticas. Jorge Augusto e o estreante Fernando Medeiros falam sobre empregabilidade, tema importante que precisa ser recorrentemente mencionado. Leandro Leal Parente termina seu artigo sobre o Jack e Patrick Amorim também finaliza seu artigo sobre o Linux FTDK.

André Farias estreia a seção de quadrinhos com a tira SUPORTE_, que retrata o dia-a-dia de muitos que leem a revista. A agenda de eventos ainda não apresenta tantos eventos e em nossa busca pela web não conseguimos sondar outros além daqueles publicados na seção.

E na próxima edição, de número 13, que para muitos é um numeral amaldiçoado, um símbolo de supertição, sorte e tantos outros predicados, para nós, da equipe da Revista Espírito Livre, e principalmente para mim, será só alegria, uma vitória alcançada.Download

Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/?p=454

Membro Diretor do Joomla confirma presença no ENSOL

segunda-feira, março 29th, 2010
Ryan Ozimek - Membro Diretor da Open Source Matters

Ryan Ozimek - Membro Diretor da Open Source Matters

Nesse mês o ENSOL já confirmou a vinda de Rasmus Lerdof, criador do PHP, Jon “maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux International e do criador e mantenedor do projeto LTSP, Jim McQuillan. Como se já não bastasse a presença de tantos convidados internacionais, agora é anunciado com muita satisfação a vinda de mais um forte representante da comunidade de Software Livre.

Seu nome é Ryan Ozimek e ele é um dos Membros Diretores da Open Source Matters, organização sem fins lucrativos que cuida de toda a parte institucional, legal e financeira do Joomla, software de código-aberto. O Joomla é, hoje em dia, um dos mais populares gerenciadores de conteúdo e nasceu em 2005 a partir de um desentendimento entre a equipe de desenvolvedores do Mambo (outro gerenciador de conteúdo) e a Miro, instituição que na época mantinha alguns direitos autorais em cima do Mambo.

Hoje Ryan também faz parte do “Time de Eventos do Joomla” e é o responsável oficial por dar suporte e oferecer palestras para conferências realizadas na América do Norte, em nome do Projeto Joomla. Em 1999 fundou a sua própria empresa, PICnet, cuja missão é oferecer assessoria usando softwares e serviços de código aberto à organizações sem fins lucrativos.

O IV ENSOL, é organizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba, G/LUG-PB e o Projeto Software Livre, PSL-PB e como na edição anterior, João Pessoa, capital da Paraíba, sediará o encontro, que neste ano será de 6 a 9 de maio. O lema do evento continua “Liberdade no Extremo”, o que inclusive condiz bastante com a cidade e até mesmo o local do evento, a Estação Cabo Branco (mais recente obra de Oscar Niemeyer), que está situada a poucos minutos de caminhada do Farol do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas.

Fonte: http://ensol.org.br/ultimas/membro-diretor-do-joomla-confirma-presenca-no-ensol

Criador do LTSP confirma presença no IV ENSOL

quinta-feira, março 25th, 2010
Jim McQuillan

Jim McQuillan

A organização do IV ENSOL, Encontro de Software Livre da Paraíba, que ocorrerá de 6 a 9 de maio na capital João Pessoa, confirma a vinda de mais um palestrante internacional ao evento, que hoje é referência nacional quando o assunto é TI e Software Livre.

Já não bastava a presença confirmada de Rasmus Lerdof, criador do PHP e Jon “maddog” Hall, que é um grande entusiasta do ENSOL e já esteve presente na segunda edição do evento, agora foi anunciado que Jim McQuillan também fará parte do quadro de convidados internacionais.

Jim McQuillan é fundador e líder do Linux Terminal Server Project (LTSP), um projeto de código aberto que hoje é internacionalmente conhecido e desempenha um importantíssimo papel na comunidade de Software Livre. O LTSP é uma solução barata e efetiva que está se tornando bastante popular em escolas, negócios e organizações por todo o mundo. Com ele é possível usar “terminais-leves” (thin-clients) para se conectar a um servidor, que fará o processamento e armazenará os dados de todos os clientes.

Desde 1984 Jim desenvolve soluções para clientes utilizando Unix e desde 1995 está envolvido com o GNU/Linux. Há mais de 18 anos é responsável pelos sistemas de saúde de diversos estados dos Estados Unidos.

Além desses palestrantes confirmados, os organizadores da quarta edição do ENSOL ainda contam com a possível presença de mais duas figuras internacionais no evento, dados que em breve serão confirmados no site do evento.

As inscrições do evento – já abertas – incluem camisa, certificado, kit congressista e tradução simultânea. Não perca esta chance única e inscreva-se enquanto ainda dá tempo! Acesse www.ensol.org.br e faça já sua inscrição.

Fonte: http://www.ensol.org.br/ultimas/criador-do-ltsp-vira-ao-ensol

John "Maddog" Hall confirma a sua volta ao ENSOL

quinta-feira, março 18th, 2010
MadDog e Eu no FISL 10 Em Porto Alegre-RS

MadDog e Eu no FISL 10 Em Porto Alegre-RS


A quarta edição do ENSOL, Encontro de Software Livre da Paraíba, confirma a vinda de mais um convidado internacional neste evento que hoje é referência em todo o Brasil quando o assunto é TI e Software Livre. No dia 3 de março foi anunciado – causando um grande alvoroço na comunidade – que o ENSOL trará Rasmus Lerdof, criador da linguagem PHP, pela primeira vez ao Nordeste. Agora é a vez de anunciar que John “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux International, também confirmou a sua vinda ao IV ENSOL.

O Grupo de Usuários Linux da Paraíba, G/LUG-PB, e o Projeto Software Livre, PSL-PB, que juntos organizam o evento, comemoram essa notícia com muita alegria, pois esta é a segunda vez que John Hall vem ao evento. Para quem não lembra ele já esteve presente na segunda edição do ENSOL, em 2008. O retorno de pessoas aclamadas internacionalmente mostra que a recepção foi boa e calorosa e que eles gostaram de João Pessoa, capital onde ocorre o evento e cidade onde o sol nasce primeiro.

O IV ENSOL neste ano será de 6 a 9 de maio. O lema do evento continua sendo “Liberdade no Extremo”, o que condiz bastante com a cidade e até mesmo o local do evento, a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, que está situada a poucos minutos de caminhada do Farol do Cabo Branco, ponto mais oriental das Américas. As inscrições já estão abertas no site e vários palestrantes (nacionais e internacionais) já estão confirmados.

Garanta já a sua inscrição!

Fonte: http://www.ensol.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68:john-maddog-hall-confirma-a-sua-volta-ao-ensol&catid=1:ultimas&Itemid=50

1ª Conferência de Ciência e Tecnologia de João Pessoa

quinta-feira, março 18th, 2010

A 1ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa será realizada na próxima quinta-feira (18), a partir das 9h, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte, no Altiplano. O principal tema a ser discutido no evento é a promoção do desenvolvimento social através de um aporte tecnológico, com enfoque na popularização da Ciência e Tecnologia. Os debates envolvem também a melhoria do ensino de Ciência nas escolas e o desenvolvimento social e a institucionalização de políticas municipais para Ciência e Tecnologia. Qualquer pessoa interessada no assunto poderá participar da 1ª Conferência Municipal de João Pessoa, além de entidades e gestores ligados à Ciência e Tecnologia.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa (Secitec), professor Rubens Freire, a discussão desses temas será de fundamental importância, porque a partir daí serão conquistados marcos regulatórios para que políticas efetivas sejam elaboradas pelo Estado, garantindo a execução de políticas públicas que garantam um desenvolvimento social.

A 1ª Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia será composta por um painel, onde os especialistas em cada área temática farão uma apresentarão, em uma breve explanação. Em seguida haverá abertura para intervenção da plenária, que irá apresentar propostas que serão recebidas pela comissão de sistematização. As demandas farão parte de um documento que será entregue ao prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho.

Rubens Freire explicou que vários estados da federação estão montando as suas Conferências Estaduais. Por conta de sua presença em diversos eventos no Brasil, a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Capital (Secitec) percebeu a necessidade de criar a 1ª Conferencia Municipal de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, dentro de um esforço de discussão por parte da sociedade civil, para o debate em torno de uma temática que não é muito discutida em nosso cotidiano: a promoção de um desenvolvimento social através de um aporte tecnológico.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=13370

Lançada Revista Espírito Livre – Ed. n #011 – Fevereiro 2010

segunda-feira, março 1st, 2010

Carnaval. Um período que agrada a alguns e desagrada a outros. São momentos de alegria, descontração e até bastante culturais, desde que vividos com sabedoria e responsabilidade. Nessa edição do mês da folia, praticamente não traremos muita coisa referente a festividades, aliás, nada. Entretanto, para alegria da galera, esta edição está recheada de muita informação em matérias inéditas e exclusivas.
A matéria de capa vem trazendo a computação gráfica como um aliado ao software livre. Este gênero de software encontra na liberdade um terreno fértil, com muitas ferramentas de qualidade e facilmente disponíveis. Como entrevistados teremos Martin Nordholts, desenvolvedor do projeto Gimp, que esclarece diversos pontos sobre as novas versões do popular editor de imagens. Vitor Balbio é outro entrevistado, que explica com clareza seus projetos, dentre eles o Ruínas. Além destes, Alexandre Oliva, que participa da Free Software Foundation Latin América, nos concedeu uma entrevista esclarecendo seu ponto de vista sobre um evento bastante popular que acontece no próximo mês: o FLISOL, o Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre, que acontece em diversas cidades das Américas. Além do FLISOL, conversamos com Fernanda G Weiden, da Free Software Foundation Europa, sobre o Document Freedom Day, evento que acontece simultaneamente em todo o mundo.
Ainda sobre o assunto de capa, Carlos Eduardo, o Cadunico, apresenta uma matéria bem ampla apresentado diversas ferramentas sobre o tema proposto. Karlisson Bezerra, responsável pela famosa tirinha “Nerson Não Vai A Escola” também assina uma matéria comentando sobre a produção de tiras utilizando software livre. Jomar Silva e Leandro L. Parente atacam com duas matérias bem interessantes sobre multimídia. Diversas ferramentas são apresentadas e discutidas. Relsi Hur Maron continua com sua série de artigos sobre Joomla. Patrick Amorim traz a primeira parte de um artigo sobre perícia forense utilizando GNU/Linux. Jorge Augusto continua seus com seus artigos sobre empregabilidade enquanto Hailton Lemos apresenta uma perspectiva interessante mostrando como a biologia está inspirando a informática. Tem matéria sobre reciclagem digital, moodle, jailbreaking e muito mais.
Já estamos caminhando rumo ao nosso primeiro aninho… É, algo que podemos dizer bem complicado em se tratando das circunstâncias que permeiam a comunidade num geral. Pensando nisso, estamos preparando surpresas a partir da edição nº 13. Aguardem!
Vocês vão perceber que a agenda está apresentando pouquíssimos eventos nos últimos meses. Pois então, conforme o ano vai tomando forma ao longo dos meses, os eventos vão aparecendo. Sabe-se que o primeiro semestre é um período fraco em eventos, porém conforme formos sabendo, vamos publicando-os.
Nossos sinceros agradecimentos a todos que contribuíram de forma indescritível para que mais uma edição da Revista Espírito Livre. Sem estes essa edição não seria possível. Agradecimentos também aos nossos leitores que nos injetam de ânimo todos os dias. Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista http://revista.espiritolivre.org.
Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre.

Fonte.