abril, 2010

...now browsing by month

 

Revista Espírito Livre lança na capa da 13ª edição um grande e imponente GNU

terça-feira, abril 27th, 2010
Revista Espírito Livre - Ed. #013 - Abril 2010

Revista Espírito Livre - Ed. #013 - Abril 2010

A Revista Espírito Livre completou um ano e na sua 13ª edição traz na capa, um grande e imponente GNU, mascote do Projeto GNU. Além da estrevista com Richard Stallman e Brian Gough, concedida ao colunista Alexandre Oliva.

Krix Apolinário, juntamente com Alexandre Oliva, Cesar Taurion, Cárlisson Galdino e Roberto Salomon trazem cada um em sua coluna, do seu jeito, excelentes contribuições. Não somente os colunistas, mas também todos os outros colaboradores, cada um a seu modo, contribuiu com uma parcela para uma edição dígna de aniversário. A capa, é arte do Cadunico, nosso artista.

Walter Capanema e Luis Henrique Silveira apresentam dois artigos apresentando aspectos jurídicos de duas situações bastante polêmicas. Capanema trata da pirataria enquanto Luis Henrique fala da nova licitação do Programa Professor Digital, amplamente coberto pelas mídias e
assunto do momento.

Além da entrevista ligada ao tema de capa, Juliana Kryszczun conversou com Luciano Ramalho, desenvolvedor em Python. Jomar Silva, sem papas na língua, declara a morte das suítes de escritório, mas com um enfoque bastante consciente e fundamentado.

Patrick Amorim fala sobre a Tecnologia PLC, que provê banda larga através da rede elétrica. E que tal controlar a proteção de tela do seu computador através de bluetooth? Marcelo Moreira Mello mostra o caminho das pedras. Filipo Tardim também apresenta como fazer uma remasterização do Ubuntu, do zero. Enquanto Wagner Emmanoel faz um review sobre a nova edição do Ubuntu que deve ser liberada essa semana.

Igor Morgado também traz um artigo bem interessante sobre gerenciamento de redes enquanto Francilvio Alff fala sobre gestão do conhecimento e ferramentas wiki. Eliane Domingos e Igor Morgado, ambos da Gnutech, meus agradecimentos, que também se extendem a nossos parceiros que estão sempre nos ajudando.

Carlos Eduardo (o nosso artista) também mostra em um tutorial bem interessante como criar um fantasma utilizando o GIMP. Assombroso! E outro Carlos Eduardo, que não é artista mas um escritor de mão cheia, juntamente com a própria Revista Espírito Livre apresenta seu livro intitulado Ubuntu – Guia do Iniciante, que será lançado nesta semana, juntamente com o lançamento oficial do Ubuntu 10.04.

Todos os outros colegas que contribuiram com materiais mas que não listados aqui não foram esquecidos, aliás serão lembrados sempre por mim e por nossos leitores que a cada mês fazem o download das edições com sede de conhecimento. Meus sinceros agradecimentos a todos vocês. Vocês ajudaram a construir uma edição recorde em número de
páginas e em conhecimento.

E agora é a hora de soprar a velinha e fazer o download:
http://www.revista.espiritolivre.org/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=13

Abraço a todos!

João Fernando Costa Júnior

Fonte: Software Livre Brasil

ENSOL – PB se consolida como um dos maiores eventos de Software Livre do Brasil

quarta-feira, abril 21st, 2010

O ENSOL – Encontro de Software Livre da Paraíba teve sua primeira edição no ano de 2006 e foi realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo aqui em João Pessoa-PB. O evento foi um sucesso desde a sua primeira edição, todos os que participaram do evento estavam carentes de um evento de sobre Software Livre em nossa região, palestrantes como Júlio Neves, Rodrigo Padula, Anahuac, Paulino Michelazzo e vários outros nomes de peso do Software Livre nacional, vale também ressaltar que a nossa prata da casa é ouro. Não é fácil fazer eventos de Software Livre, ainda mais aqui no nordeste onde tudo é mais difícil e mesmo com todas as dificuldades o evento já nasceu grande, não só por questões de estrutura e de palestrantes, mas também pela receptividade e aceitação por parte de todas as comunidades de Software Livre.

Em 2007 o evento não aconteceu, com isso pairou-se a dúvida se o evento aconteceria novamente. Não sei quais as dificuldades que a organização teve para não realizar o evento, mas o fato é que ficou a expectativa para que o evento voltasse a acontecer no ano seguinte.

Em 2008, para a alegria da comunidade do Software Livre o evento voltou com força total. O II ENSOL foi novamente realizado no Espaço Cultural, nesta edição fomos contemplados com a visita de nana mais nada menos que Jon “MadDog” Hall e com sua simplicidade deu um show para a comunidade, os palestrantes nacionais não ficaram pra traz e também contribuíram para o crescimento da comunidade.

Em 2009, o evento mudou de local e foi realizado na recém inaugurada Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes. O local já tem tudo a ver com Software Livre, pois Software Livre é Ciência, é Cultura e é Arte. Como sempre bem organizado, reuniu uma legião de seguidores do Software Livre tendo o seu ápice a Palestra do “Pai do Software Livre” Richard Stallman. Mais uma vez o evento foi um sucesso.

Este ano o ENSOL será realizado novamente na Estação Ciência de 6 a 9 de maio e na sua IV edição o ENSOL nos proporcionará uma grande oportunidade de podermos absolver uma qualidade espetacular de conhecimento com palestrantes como: Prof. Rubens Queiroz , Alexandre Oliva , Paloma Costa , Felipe Augusto van de Wiel , o grande Jomar Silva , Eriberto Mota, Julio Neves, Paulino Michelazzo, Rodrigo Padula, Sady Jacques, Sérgio Amadeu, dentre outros grandes nomes do Software Livre nacional. Para completar teremos 4 palestrantes internacionais, são eles: Rasmus Lerdorf que é conhecido por ter criado o PHP, Jon “maddog” Hall que é o Diretor Executivo da Linux International, Ryan Ozimek é um dos Membros Diretores da Open Source Matters e Jim McQuillan é o fundador e líder do LTSP.

O ENSOL já é aguardado com grande expectativa e consolida-se como um dos maiores eventos de Software Livre do Brasil. Estão de parabéns os idealizadores e organizadores de todas as versões do ENSOL, fazendo com que o Software Livre seja difundido e proporcionando a oportunidade de ter acesso a conteúdos de grande valor e integrando a comunidade.

Ainda dá tempo para fazer a sua inscrição, acesse: www.ensol.org.br

A grade de programação já pode ser acessada aqui: http://www.ensol.org.br/oevento/grade-de-programacao

Stop ACTA! Convocação para blogagem coletiva

terça-feira, abril 20th, 2010

Se você ainda não sabe o que é o ACTA, esta mais do que na hora de saber e de saber quais as implicações dele no seu dia a dia, para isto estamos convocando uma blogagem coletiva neste dia 21/04/10, no mesmo dia em que o texto secreto do ACTA será disponibilizado ao público.

O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement) é um tratado comercial internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. De acordo com seus proponentes, como resposta “ao aumento da circulação global de bens falsificados e da pirataria de obras protegidas por direitos autorais”.

O tratado aparenta ser um complemento a um tratado anterior sobre propriedade intelectual, Acordo TRIPs, que foi severamente criticado por “defender” o domínio cultural e tecnológico dos países desenvolvidos sobre os subdesenvolvidos.

As negociações se iniciaram em outubro de 2007 entre a Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emiratos Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura.

O tratado é bastante criticado pelo fato das negociações ocorrerem entre uma minoria e de forma sigilosa. E também pela existência de indícios, como os documentos vazados para o Wikileaks, de que o acordo planeja beneficiar grandes corporações com o prejuízo dos direitos civis de privacidade e liberdade de expressão do resto da sociedade.

Fonte: Wikipedia

Você que acompanha o movimento Mega Não, sabe o que combatemos, combatemos o vigilantismo, o AI5 digital e a famigerada convenção de Budapeste que serviu de base para a sua redação. E agora devemos nos preocupar com o ACTA, resumidamente o ACTA é um AI5 mundial. Seu texto vazou recentemente e o grupo que a esta elaborando prometeu liberar o texto atual no próximo dia 21 de abril. Acredite ou não esta monstruosidade só ganhou forma porque foi construida secretamente. Existem diversos movimentos de reação ao ACTA, mas como o assunto é mundial, todos devem faze-lo, principalmente agora que a midia do mundo todo esta querendo nos fazer crer que o ACTA é um manso cordeirinho, quando na verdade é um feroz lobo.

No ACTA Selo

No ACTA Selo

A questão da propriedade intelectual  vem perdendo sua objetividade e vem se posicionando como questão estratégica, principalmente para países do dito primeiro mundo, que querem fazer valer o direito a propriedade intelectual mesmo em detrimento aos nossos direitos civis, o que por si só é um absurdo.

Para que você saiba um pouco mais sobre o ACTA e possa fazer seu post, imagem ou video contra o ACTA, disponibilizamos alguns textos. Mas lembre-se ao plublicar faça um link para cá e use as tags “stopacta”, “noacta” ou “actanao”, contamos com você!

O selo foi feito com base na imagem disponível no Stop Acta.

Fonte: http://meganao.wordpress.com/2010/04/20/stop-acta-convocacao-para-blogagem-coletiva/