abril 21st, 2010

...now browsing by day

 

ENSOL – PB se consolida como um dos maiores eventos de Software Livre do Brasil

quarta-feira, abril 21st, 2010

O ENSOL – Encontro de Software Livre da Paraíba teve sua primeira edição no ano de 2006 e foi realizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo aqui em João Pessoa-PB. O evento foi um sucesso desde a sua primeira edição, todos os que participaram do evento estavam carentes de um evento de sobre Software Livre em nossa região, palestrantes como Júlio Neves, Rodrigo Padula, Anahuac, Paulino Michelazzo e vários outros nomes de peso do Software Livre nacional, vale também ressaltar que a nossa prata da casa é ouro. Não é fácil fazer eventos de Software Livre, ainda mais aqui no nordeste onde tudo é mais difícil e mesmo com todas as dificuldades o evento já nasceu grande, não só por questões de estrutura e de palestrantes, mas também pela receptividade e aceitação por parte de todas as comunidades de Software Livre.

Em 2007 o evento não aconteceu, com isso pairou-se a dúvida se o evento aconteceria novamente. Não sei quais as dificuldades que a organização teve para não realizar o evento, mas o fato é que ficou a expectativa para que o evento voltasse a acontecer no ano seguinte.

Em 2008, para a alegria da comunidade do Software Livre o evento voltou com força total. O II ENSOL foi novamente realizado no Espaço Cultural, nesta edição fomos contemplados com a visita de nana mais nada menos que Jon “MadDog” Hall e com sua simplicidade deu um show para a comunidade, os palestrantes nacionais não ficaram pra traz e também contribuíram para o crescimento da comunidade.

Em 2009, o evento mudou de local e foi realizado na recém inaugurada Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes. O local já tem tudo a ver com Software Livre, pois Software Livre é Ciência, é Cultura e é Arte. Como sempre bem organizado, reuniu uma legião de seguidores do Software Livre tendo o seu ápice a Palestra do “Pai do Software Livre” Richard Stallman. Mais uma vez o evento foi um sucesso.

Este ano o ENSOL será realizado novamente na Estação Ciência de 6 a 9 de maio e na sua IV edição o ENSOL nos proporcionará uma grande oportunidade de podermos absolver uma qualidade espetacular de conhecimento com palestrantes como: Prof. Rubens Queiroz , Alexandre Oliva , Paloma Costa , Felipe Augusto van de Wiel , o grande Jomar Silva , Eriberto Mota, Julio Neves, Paulino Michelazzo, Rodrigo Padula, Sady Jacques, Sérgio Amadeu, dentre outros grandes nomes do Software Livre nacional. Para completar teremos 4 palestrantes internacionais, são eles: Rasmus Lerdorf que é conhecido por ter criado o PHP, Jon “maddog” Hall que é o Diretor Executivo da Linux International, Ryan Ozimek é um dos Membros Diretores da Open Source Matters e Jim McQuillan é o fundador e líder do LTSP.

O ENSOL já é aguardado com grande expectativa e consolida-se como um dos maiores eventos de Software Livre do Brasil. Estão de parabéns os idealizadores e organizadores de todas as versões do ENSOL, fazendo com que o Software Livre seja difundido e proporcionando a oportunidade de ter acesso a conteúdos de grande valor e integrando a comunidade.

Ainda dá tempo para fazer a sua inscrição, acesse: www.ensol.org.br

A grade de programação já pode ser acessada aqui: http://www.ensol.org.br/oevento/grade-de-programacao