junho 13th, 2011

...now browsing by day

 

Grade de programação do fisl12 é atualizada online

segunda-feira, junho 13th, 2011
1edu07

Já está disponível para visualização uma prévia da programação do 12º Fórum Internacional Software Livre. Os interessados em conhecer os dias e horários das palestras e demais atividades do maior evento de software livre da América Latina podem acessar a grade preliminar, através do link Programação.

A grade é atualizada automaticamente cada vez que um palestrante confirma o horário de sua palestra. A possibilidade de acompanhar a construção da grade online é mais uma demonstração da forma colaborativa com que o evento é realizado.

FONTE

Fedora Universal: 32 e 64 bits num só

segunda-feira, junho 13th, 2011

Debateu-se, muito bre­ve­mente, nas lis­tas do Pro­jeto Fedora, sobre a implan­ta­ção de um RPM uni­ver­sal, mul­ti­ar­qui­te­tura, mas os pla­nos foram logo dei­xa­dos de lado jus­ta­mente por causa dos “qui­li­nhos a mais” (kiloby­tes, saca­ram? Hahaha). Enfim…

O que eu não sabia é que, embora a ideia de um RPM uni­ver­sal tenha sido aban­do­nada, a ideia de um Fedora Uni­ver­sal per­ma­ne­ceu viva e, quem diria, foi tomando forma nos bas­ti­do­res até rea­pa­re­cer como cria de Jan Kra­to­ch­vil e, o que é melhor, com­ple­ta­mente fun­ci­o­nal, até onde se sabe.

O novo for­mato con­siste num Fedora maior — Live-DVD com 4,7 GB e DVD de Ins­ta­la­ção com 6.9 GB – capaz de detec­tar se sua máquina é 32 ou 64 bits e ins­ta­lar a arqui­te­tura “ade­quada”. Você, é claro, pode pular essa detec­ção auto­má­tica e sele­ci­o­nar qual arqui­te­tura deseja.

As con­ver­sas (leia aqui em inglês) atu­ais giram em torno de fazer esse for­mato um padrão para o Fedora 16, mas, cá entre nós, acre­dito que o pes­soal que ofi­ci­a­liza os for­ma­tos ainda não vai che­gar a tanto. Eu acre­dito, con­tudo, já no Fedora 16, ver uma opção bem clara de bai­xar o Fedora Uni­ver­sal e, quem sabe, lá pelo Fedora 17 ou Fedora 18 ele vire a ima­gem ISO ofi­cial e preferível.

DOWNLOADS:

FONTE