julho 3rd, 2011

...now browsing by day

 

Palestra na íntegra do Ministro Aloizio Mercadante no FISL 12

domingo, julho 3rd, 2011
Mer0233

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, palestrou na manhã desta sexta-feira 01/07/2011, no fisl12. No auditório lotado de jovens desenvolvedores e entusiastas do software livre, Mercadante falou sobre as perspectivas e os desafios para o crescimento do mercado tecnológico no Brasil.

Segundo o ministro, a indústria da Tecnologia da Informação é a que mais fomenta o consumo no país. Contudo, praticamente 100% daquilo que se consome é importado. “Hoje, o Brasil cresce mais internamente. Isso é bom, mas precisamos desenvolver tecnologias para serem exportadas, já que somos o 3º país que mais atrai investimentos externos atualmente”, salientou.

“Grandes conquistas foram alcançadas com o crescimento do consumo de massa, por meio da consolidação do sistema público de crédito”, disse. Para ele, é necessário aproveitar ao máximo o momento em que vivemos o bônus demográfico – em que a população economicamente ativa é maior que a inativa.

Mercadante frisou a importância de desenvolver o potencial desses jovens que iniciam no mercado de trabalho, formando recursos humanos para a indústria de semicondutores que se forma no país. “O primeiro passo foi dado com a produção de tablets e celulares, que até setembro inicia no Brasil”, disse. A perspectiva é de que o país entre para o seleto grupo de produtores de telas de LCD sensíveis ao toque.

Ele citou a Ceitec S.A., empresa pública federal ligada ao Ministério que foi criada em Porto Alegre em 2008 que tem o objetivo de “desenvolver a indústria eletrônica brasileira através da implantação de uma base sólida no setor de semicondutores”.

Assista abaixo a palestra na íntegra: