novembro 29th, 2012

...now browsing by day

 

Richard Stallman no Brasil

quinta-feira, novembro 29th, 2012

Brasil, novembro de 2012 — Richard Stallman, fundador do movimento social e político pelo Software Livre, mais uma vez nos honra com sua presença na América Latina, desta vez no Brasil. O evento que o traz à nossa região é o CONSEGI, Congresso Internacional de Software Livre e Governo Eletrônico, que este ano ocorrerá em Belém, Pará, de 3 a 7 de dezembro. Graças ao apoio dos organizadores e patrocinadores do CONSEGI, pudemos programar, em Goiás, no Distrito Federal e em São Paulo, outras palestras do presidente de nossa organização irmã, a primeira Fundação para o Software Livre (FSF). As palestras são todas de cunho não-técnico e abertas ao público em geral; para algumas, inscrição prévia é necessária.

No Fórum Goiano de Software Livre, em Goiânia, Goiás, de 30 de novembro a 1º de dezembro, ele palestrará nos dois dias do evento, sobre a GPLv3 e sobre o Movimento Software Livre.
http://fgsl.aslgo.org.br/

Na Universidade de Brasília, no Distrito Federal, ele palestrará no dia 3 de dezembro sobre os perigos das patentes de software.
http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/stallman.html

Sua palestra no CONSEGI está programada para 6 de dezembro.
http://www.consegi.gov.br/

No dia 11, ele apresentará a palestra “Uma Sociedade Digital Livre” no campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.
http://ccsl.icmc.usp.br/pt-br/news/palestra-stallman-icmc

Em 12 de dezembro, ele palestrará sobre Software Livre no campus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos.
http://www.fsfla.org/redir/20121212-rms-sorocaba

Agradecemos aos organizadores locais de cada um desses eventos e estendemos seu convite à participação nessas e outras palestras de Richard Stallman, sempre divulgadas na página de eventos da FSF.
http://www.fsf.org/events/

Sobre o Movimento Software Livre

O Movimento Software Livre promove a liberdade de software para usuários de computadores, para evitar o controle e subjugo de usuários através dos programas que utilizam. DRM (Gestão Digital de Restrições) e impedimentos artificiais ao uso, compartilhamento e modificação de programas são sintomas desse problema social, combatido através de campanhas informativas, ativismo político e promoção e desenvolvimento de Software Livre, como o sistema operacional GNU e o núcleo GNU Linux-libre.

Sobre a Fundação para o Software Livre

A Fundação para o Software Livre (FSF, de Free Software Foundation), fundada em 1985, se dedica a promover os direitos dos usuários de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador. A FSF promove o desenvolvimento e o uso de Software Livre (no sentido de liberdade)—particularmente o sistema operacional GNU e suas variantes GNU/Linux—e documentação Livre para Software Livre. A FSF também ajuda a difundir a consciência das questões éticas e políticas de liberdade no uso de software, e seus sítios Web, localizados em fsf.org e gnu.org, são uma fonte importante de informação sobre GNU/Linux. Doações para apoiar o trabalho da FSF podem ser feitas em http://donate.fsf.org. Seu escritório central está localizado em Boston, MA, EUA.
http://www.fsf.org/

Sobre a FSFLA

A Fundação Software Livre América Latina se uniu em 2005 à rede internacional de FSFs, anteriormente formada pelas Free Software Foundations dos Estados Unidos, da Europa e da Índia. Essas organizações irmãs atuam em suas respectivas áreas geográficas no sentido de promover os mesmos ideais de Software Livre e defender as mesmas Liberdades para usuários e desenvolvedores de software, trabalhando localmente mas cooperando globalmente.
http://www.fsfla.org/

Sobre Software Livre e Código Aberto

O objetivo do Movimento Software Livre é a liberdade para os usuários de computadores. Alguns, especialmente corporações, promovem um ponto de vista diferente, conhecido como “código aberto,” que cita somente objetivos práticos como criar software poderoso e confiável, foca em modelos de desenvolvimento, e evita discussões sobre ética e liberdade. Esses pontos de vista são diferentes em seu nível mais profundo.
http://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.pt-br.html

Sobre o Sistema Operacional GNU e Linux

Richard Stallman anunciou em setembro de 1983 o plano de desenvolver como Software Livre o GNU, um sistema operacional similar ao Unix. GNU é o único sistema operacional desenvolvido especificamente por causa da liberdade dos usuários.
http://www.gnu.org/
http://www.gnu.org/gnu/the-gnu-project.html

Em 1992, os componentes essenciais do GNU estavam prontos, exceto um, o núcleo. Quando em 1992 o núcleo Linux foi relicenciado sob a GNU GPL, tornando-o Software Livre, a combinação de GNU com Linux formou um sistema operacional completamente Livre, o que tornou possível pela primeira vez usar um PC sem Software não-Livre. Essa combinação é o sistema GNU/Linux.
http://www.gnu.org/gnu/gnu-linux-faq.html

Sobre o GNU Linux-libre

GNU Linux-libre é um projeto mantido desde 2007 pela FSFLA para publicar versões Livres do núcleo Linux, que em 1996 deixou de ser inteiramente Livre. São adequadas para usuários que não queiram abrir mão de suas liberdades e para distribuições de software que não queiram induzir seus usuários a esse comportamento prejudicial.
http://linux-libre.fsfla.org/
http://www.gnu.org/distros/

Fonte: http://www.fsfla.org/anuncio/2012-11-RMS-Brasil