dezembro, 2012

...now browsing by month

 

Edição n.40 da Revista Espírito Livre!

segunda-feira, dezembro 17th, 2012
Revista Espírito Livre - Ed. #040 - Julho 2012

Revista Espírito Livre - Ed. n #040 - Julho 2012
Revista Espírito Livre - Ed. n #040 - Julho 2012

O uso do software livre e padrões abertos em órgãos públicos, prefeituras e na administração pública como um todo ainda não é unanimidade, mesmo seu uso apresentando claras e evidentes vantagens aos usuários e quem quer que o utilize. Devagar mas de forma constante, vemos aos poucos, prefeituras e projetos de lei sinalizando que existe um interesse no uso do software livre e padrões abertos na administração pública, e seu uso quase sempre vem amparado em razões ligadas a economia de licenças e na independência de fornecedores de software.

Mas nem tudo são flores. Neste cenário ainda existem aqueles que não enxergam todos os benefícios que podem ser alcançados com o uso de programas com código fonte disponível e livre. Os padrões abertos de documento são outra via que merece atenção, já que vários municípios e estados já demonstraram seu interesse ao regulá-los através de leis. Alguns estados notadamente estão a frente neste quesito, o que, pelo menos em teoria, deveriam inspirar aos que ainda não se movimentaram neste sentido, a analisarem possibilidade de projetos e leis que amparem seus cidadãos e resguarde documentos importantes em formatos abertos e que possibilite acessá-los no futuro. Entretanto esta medida não deve ser utilizada somente nas situações mencionadas aqui. Os exemplos que serão encontrados nesta edição servem para demonstrar que existe uma nova mentalidade, novas ferramentas, novos softwares, novos formatos de arquivos. Em um mundo que se viu, por décadas, utilizando os mesmos formatos, fornecedores e desenvolvedores, estar neste mundo novo não é tarefa fácil. Comunidades fortes e um mercado ativo e maduro, preparado para prover soluções a este público também são deveras importante. A sociedade agradece.

Um abraço forte a todos e até mais!

FONTE

Linux Mint Libera Atualização com 14.1

sábado, dezembro 1st, 2012

Mais de uma semana após o lançamento do Linux Mint 14, que veio sob o codinome “Nadia”, o líder do projeto, Clement Lefebvre anunciou a versão de 14.1 da distribuição. Os desenvolvedores também disponibilizaram imagens ISO a partir do site do projeto web – isso foi necessário por causa de três falhas de alta gravidade que causam problemas de desempenho em máquinas com Intel GPUs, problemas de instalação em sistemas EFI, e os problemas de conectividade à Internet em configurações de máquina virtual.


Linux Mint libera atualização com a versão 14.1

Em máquinas com placas gráficas da Intel, uma condição entre a tela de inicialização do Plymouth e o servidor X.org levou ao driver Intel fosse descartado devido a opções modesetting fbdev, o que faria com que a área de trabalho com llvmpipe, utilizasse completamente o trabalho da CPU. Isto, obviamente, levou a uma grave degradação no desempenho. A versão 1.0.8 do Display Manager Mint (MDM) corrige esse problema e foi incluída nas imagens ISO, que foram completamente retrabalhadas.

Saiba Mais:

[1] The Linux Mint Blog http://blog.linuxmint.com/?p=2234