outubro, 2014

...now browsing by month

 

Termina mais uma edição da Latinoware

quarta-feira, outubro 22nd, 2014

Palco para a apresentação das principais novidades em software livre do mundo, a 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) terminou nesta sexta-feira, no Parque Tecnológico Itaipu. Durante os três dias do evento, que contou com 4.532 participantes, foram promovidas cerca de 250 atividades, somando mais de 350 horas de palestras, minicursos, workshops, mesas-redondas e outras ações ligadas ao universo da Tecnologia da Informação e do software livre.

A Latinoware 2014 reuniu estudantes e profissionais de todas as áreas da tecnologia da informação na discussão sobre a importância do software livre. Durante o evento, foram abordados temas como as tendências e o futuro do hardware; segurança e privacidade; novo conceito de desenvolvimento integrado com operações; modelagem 3D, fotografia panorâmica e videografismo com software livre; educação e robótica pedagógica; desenvolvimento e métodos ágeis; software público; cyberativismo, entre outros.

Considerada um dos maiores e mais importantes eventos do gênero no mundo, a Latinoware trouxe a Foz do Iguaçu participantes de quase todos os estados brasileiros. O Paraná foi o estado com o maior número de representantes – 1.768 – seguido do Rio Grande do Sul, com 450 inscritos, e Minas Gerais, com 446. Além dos brasileiros, 225 estrangeiros marcaram presença na Latinoware. O maior grupo foi o do Paraguai, com 214 participantes. Argentina, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, México, Peru e Venezuela também contaram com representantes no evento.

Nesses onze anos, a Conferência acompanhou a verdadeira revolução do software livre no Brasil e no mundo. O constante processo de inovação permitiu que as ferramentas livres se tornassem, muitas vezes, uma alternativa superior em diferentes pontos em relação ao software proprietário. Além do espaço no mercado, outra conquista alcançada foi a inclusão do estudo de sistemas de software livre nos cursos da área.

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Para esta edição, contou com o apoio do site Proteja seu Filho na Internet; Agenda-TI; Comunidade Gnu/Linux – Paraguai; Demoiselle Framework; Revista Espírito Livre; Tela Social; Coalti; Fórum Goiano de Software Livre; ThoughtWorks; e ABRAPHP.

FONTE: http://2014.latinoware.org/termina-mais-uma-edicao-da-latinoware/