Resolvendo problemas em seu Mac

Written by Alessandro Moura on fevereiro 16th, 2011

Lá está você, feliz usuário de um Macintosh, aquele computador que é conhecido como “à prova de falhas”. Seu Mac é cheio de recursos, e você vai ganhando a vida digitando, editando filmes, navegando na internet, recebendo emails, terminado aquele trabalho depois de duas semanas sem fazer becape e… oh, oh, problemas! Travou a tela, não reinicia, mensagens de erro, ou então, em um momento de total descuido, você apagou os arquivos errados.

Ah, você é daqueles que acredita que isso não acontece com Mac, apenas com PCs beges e feios? Pior ainda: acredita piamente que “essas coisas ruins nunca acontecerão comigo”? Infelizmente, saiba que acontecem sim. Mas, antes de se desesperar, ou de sair correndo para a assistência técnica mais próxima, saiba que existem diversos procedimentos que você mesmo pode fazer.

O Mac OS X 10.5 Leopard possui várias ferramentas para auxiliar no diagnóstico e solução de problemas, sem você precisar de ajuda externa. E também existem outras ferramentas gratuitas e pagas muito boas, que, em 90% dos casos, solucionarão seu dilema, desde que você saiba como usá-las. Vamos apresentar algumas delas, de maneira que você possa manter seu Mac trabalhando sem sustos.

Primeiramente, analisaremos os procedimentos e ferramentas do Mac OS X Leopard para diagnóstico e solução de problemas. Vamos começar com os mais comuns, seguindo para os considerados mais graves.

Encerrar aplicativos

Para começar, vamos falar dos aplicativos e procedimentos que acompanham os computadores da Apple. Normalmente, os problemas são de fácil solução, mas se você não fizer as coisas corretamente, eles pioram. Por exemplo, se o Mac ou uma aplicação trava (sim, às vezes pode acontecer), primeiro você deve tentar encerrar o aplicativo causador de todos os seus males. Utilize a combinação de teclas [Command] + [Option] + [Esc] para acessar a janela Forçar encerrar aplicativos. Selecione o programa que não está respondendo – geralmente, aparece a indicação de quem é o aplicativo problemático ou ele está com seu nome em vermelho – e clique no botão Forçar Encerrar. Você também pode encerrar aplicativos usando o menu Apple > Forçar Encerrar, ou com clique secundário (o botão direito do mouse) sobre o aplicativo no Dock e forçando  o encerramento.

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Reiniciar o sistema

Se você não conseguir encerrar os aplicativos que não estão funcionando, uma alternativa pode ser finalizar a sessão em que você está (também conhecido como Logout), e reiniciar (Login) novamente. Para fazer isso, selecione o menu Apple > Finalizar Sessão. Mas se mesmo assim o problema persistir, ou se os aplicativos pararam de responder e você não conseguir fazer logout, a solução é reiniciar o sistema operacional. Existem algumas opções para realizar essa tarefa: clique no menu Apple > Reiniciar; ou pressione as teclas [Ctrl] + [Ejetar] e clique no botão Reiniciar que aparece na janela; ou ainda aperte levemente o botão de ligar/desligar, para chegar a essa mesma janela. Caso nada disso funcione, você pode forçar a reinicialização utilizando as combinações de teclas [Command] + [Ctrl] + botão liga/desliga e [Command] + [Ctrl] + [Ejetar]; ou então o desligamento, pressionando [Command] + [Ctrl] + [Option] + [Ejetar] simultaneamente. Em último (último mesmo!) caso, pressione o botão de liga/desliga por cinco segundos para forçar o desligamento. Esse procedimento não é recomendado, porque pode danificar o sistema e piorar ainda mais a situação.

Experimente também desconectar todos os periféricos, pois a fonte do problema pode ser externa (um dispositivo conectado às portas USB ou Firewire, por exemplo).

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Modos de diagnóstico

Quando seu Mac para de responder a comandos ou age de modo inesperado e errático, o ideal é fazer um diagnóstico do sistema. Isso pode ser feito enquanto você reinicia o computador, assim, você ficará sabendo de antemão sobre causas de problemas, além de poder se preparar melhor para solucioná-los. Por ser baseado em UNIX, o Mac OS X oferece diversos modos de diagnósticos poderosos, mas é preciso tomar cuidado, já que eles acontecem nos primeiros estágios de inícialização do sistema e podem afetar o restante do processo. Mas atenção: esses métodos são indicados para aqueles que têm certo conhecimento de UNIX, ou podem danificar ainda mais o seu Mac. Use conscientemente ou chame um amigo para ajudá-lo. Depois, não diga que não avisamos.

Modo Verbose

Neste modo, o sistema mostra o progresso da inicialização, em vez de ocultá-lo com a tela cinza da Apple. Você verá um fundo preto com texto branco, mostrando todos os detalhes do processo de inicialização. Para acessar esse modo, mantenha pressionada a combinação de teclas [Command] + [V] quando ligar o Mac.

Modo de segurança/Inicialização segura/Login seguro

Este modo é acessado mantendo a tecla [Shift] pressionada durante a inicialização ou o login do usuário. Mas existem algumas diferenças importante: a Inicialização Segura ocorre quando o sistema está iniciando; o de Modo de Segurança é quando o sistema já está rodando; e o Login Seguro é quando o sistema inicia a sessão do usuário. Durante a Inicialização segura, o sistema fará um teste detalhado dos procedimentos de inicialização, e automaticamente limita os processos iniciados em cada estágio.

Depois de realizar esses procedimentos, reinicie normalmente o computador. Se o problema for resolvido, siga em frente. Se ainda enfrentar dificuldades, será necessário usar um aplicativo para diagnosticar e reparar o disco, como o Utilitário de Disco (mais sobre ele a seguir).

Modo de usuário único

Neste modo, o sistema apenas iniciará o Core Kernel (núcleo do sistema) e as funcionalidades do UNIX BSD. Você deverá ter conhecimentos da interface de linha de comando (CLI – command-line interface) e comandos UNIX para poder trabalhar nesse modo. Aqui, nem todas as funções do Mac OS X estarão disponíveis. Para voltar à interface do Mac OS X, digite reboot e pressione a tecla [Enter].

Criando um novo usuário

Por mais simples que pareça, este é um procedimento que auxilia o diagnóstico de problemas. Ao criar um novo usuário, você poderá verificar se os problemas estão no sistema operacional e nos aplicativos e isolá-los, ou então nas configurações pessoais do usuário com problemas. Isto agiliza o procedimento de análise. Caso o aplicativo abra sem problemas, experimente voltar ao seu usuário e iniciar o aplicativo com as teclas [Command] + [Option] + [Shift] pressionadas. Geralmente, esse procedimento serve para reiniciar as preferências do programa, mas, em alguns casos, como no iTunes, iniciam no modo de segurança, desativando plug-ins. Se funcionar, fim dos problemas, a vida segue.

Reparar permissões

Muitos casos de problemas são causados por permissões do sistema danificadas e que precisam ser reparadas. Este processo corrige os problemas relacionados com permissões causados por aplicativos, da Apple ou de terceiros, que tenham deixado um recibo de instalação na pasta /Library/Receipts. Sempre que um aplicativo é instalado a partir de um pacote de instalação (cuja extensão é “.pkg”), um arquivo com a “Lista de Materiais” (“Bill of Materials”, cuja extensão é “.bom”) é armazenado no recibo de instalação e contém a lista dos arquivos instalados pelo pacote e as permissões corretas para cada um. Quando você utiliza o Utilitário de Disco para verificar as permissões de arquivos, ele compara as permissões atuais com as indicadas nos arquivos “.bom” e mostra as que estão diferentes. Então, você pode solicitar que ele repare as permissões.

A verificação de permissões não é feita em todos os arquivos. Por exemplo, se você instalou um aplicativo que não utiliza o pacote de instalação da Apple, copiando-o de uma imagem de disco, as permissões desses arquivos não serão verificadas e reparadas, pois um arquivo de recibo não foi criado durante o processo. Por isso, não apague o conteúdo da pasta /Library/Receipts.

O processo de verificação e reparação de permissões não deve ser feito a toda hora, mas como parte do processo de diagnóstico, quando necessário.

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Reparar discos

Se você tiver desligamentos inesperados, sem o encerramento adequado dos aplicativos, arquivos podem estar corrompidos e será necessário reparar o disco rígido. Você poderá fazer isso usando o Utilitário de Disco do próprio Mac OS X. Se o disco que apresentou problemas não for o de inicialização do sistema (o HD interno), basta verificá-lo e depois, caso sejam detectados problemas, clicar em Reparar Disco.

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Entretanto, caso o disco que apresentou problemas seja o HD onde está instalado o sistema operacional, só é possível fazer o reparo iniciando o Mac usando o DVD de instalação do OS X (pode ser o disco que veio juntamente com seu computador ou um outro mais recente).

Coloque o DVD no drive e inicie o Mac com a tecla [C] pressionada. Depois de passar pela tela de escolha de idioma, selecione o menu Utilitários > Utilitário de Disco. O programa é igual ao que está instalado no seu Mac. Faça uma verificação e, se necessário, repare o disco e as permissões.

Limpeza de preferências e cache

Muitas vezes, algum parâmetro que você configurou é que está causando o problema. Tente apagar arquivos de cache do usuário (~/Library/Caches) ou do sistema (/Library/Caches). Também é possível renomear ou apagar arquivos de preferências do usuário para a aplicação, os quais estão localizados na pasta ~/Library/Preferences. Existem diversos programas que fazem isso para você, como o Main Menu (veja mais na página 60).

PRAM

Inúmeros parâmetros são armazenados na PRAM (parameter RAM), que é uma pequena área da memória não volátil (que não é apagada quando o Mac é desligado). Os parâmetros exatos variam conforme o tipo do Mac ou dos dispositivos e drives conectados. Entre os principais, temos:

Volume de inicialização;

Configurações de vídeo;

Volume do alto-falante;

Data e Hora.

Esses parâmetros podem, muitas vezes, apresentar erros, impedindo a inicialização correta do sistema. Uma alternativa de diagnóstico é resetar a PRAM. Você poderá perder algumas configurações, como o volume do som e o fuso horário do sistema, mas basta depois ir às Preferências do Sistema e reconfigurar na mão. Vale a pena, se resolver seus problemas.

Esse tipo de diagnóstico não
deve ser o primeiro a ser feito, mas se tudo o mais falhar (Reparar permissões, limpar os caches etc.), realizar esse procedimento, geralmente, resolve. Reinicie o Mac mantendo pressionadas as teclas [Command] + [Option] + [P] + [R]. Após o segundo som de inicialização ser emitido, solte as teclas e você deverá ter o sistema iniciando normalmente.

Atenção! Se você tem uma configuração de RAID, seu Mac poderá não voltar à vida se você resetar a PRAM. Nesse caso, pressione a tecla [Option] na inicialização para selecionar o disco de inicialização, ou então a combinação [Command] + [Option] + [Shift] + [Delete]. Veja mais detalhes neste documento da Apple (em inglês).

Atualização de software

Outro procedimento importante para que seu Mac funcione sem problemas é manter o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados. Os pacotes de atualizações normalmente contêm aprimoramentos e correções para problemas e desempenho.

Se as atualizações não solucionarem o problema, você pode tentar desinstalar e reinstalar o aplicativo em questão. Mas não basta enviar o aplicativo para a lixeira, é necessário buscar os demais arquivos de suporte e configuração associados a ele. Se o aplicativo tiver um desinstalador, utilize-o. Caso contrário, remova usando um aplicativo especializado, como o AppDelete, o AppZapper ou o AppCleaner, que também remove os demais arquivos de configuração (eles foram resenhados na MAC+ 27).

No entanto, mesmo sabendo que podemos confiar na Apple, é sempre bom não ser boi de piranha e descobrir que uma atualização para resolver um problema acaba trazendo mais transtornos do que soluções. Verifique fóruns de usuários e sites de notícias sobre Apple, como o da MAC+ para saber se é seguro atualizar seu sistema.

Suporte online

Uma fonte de informações adicionais para encontrar uma solução é o site de suporte da Apple. Lá, existem manuais e artigos com dicas e soluções para as dificuldades mais comuns. Vários dos artigos já estão traduzidos para o português, o que é uma demonstração clara de que a Apple está trabalhando para o usuário brasileiro. Também existem outros sites especializados como o MacFixIt (em inglês), que apresenta diversas dicas para resolver os mais distintos tipos de problemas em seu Mac.

Aplicativos de terceiros

Se você chegou até aqui, é porque tudo o mais não deu certo. O jeito é procurar soluções especializadas. Além dos problemas citados anteriormente, como reparo no disco e permissões corrompidas, você pode ter apagado arquivos por engano, e precisa recuperá-los. É aqui que esta etapa irá auxiliá-lo. Vamos apresentar algumas soluções para manutenção do sistema, reparação de discos e recuperação de arquivos, que podem ser a salvação para seu Mac.

TechTool Deluxe 3.1.2

Grátis com o AppleCare (valor varia de acordo com seu Mac)

Se você adquiriu o AppleCare para seu Mac, recebeu um CD com o TechTool Deluxe, desenvolvido pela Micromat especialmente para a Apple. Ele pode ser utilizado para diagnosticar e reparar problemas, verificando os principais componentes cobertos pelo Plano de Proteção AppleCare. O programa permite a verificação e diagnóstico dos seguintes componentes:

Processador;

Memória de acesso aleatório (RAM);

Memória de vídeo;

USB;

Hardware do disco rígido;

Superfície do disco rígido.

É uma ótima ferramenta de diagnóstico, para que você possa identificar rapidamente problemas com hardware de seu Mac. E o mais importante, ele pode reparar muitos dos erros que encontra.

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TechTool Pro 5 | US$ 100

Se você necessitar de uma ferramenta mais poderosa que o TechTool Deluxe, pode optar por sua versão com mais recursos, o TechTool Pro 5. Este aplicativo é uma solução completa para diagnóstico e reparação de problemas em computadores Mac, verificando quase todos os aspectos da máquina.

Você pode instalar o TechTool Pro ou executá-lo a partir do DVD. Ele instala três categorias de programas, Tests (testes), Tools (ferramentas) e Reports (relatórios), permitindo verificar a placa-mãe, conexões de rede, USB e Firewire e o status S.M.A.R.T. (Self-Monitoring Analysis and Reporting Technology) dos discos rígidos. Ele possui todas as funções do TechTool Deluxe e os seguintes recursos adicionais:

Recuperação de volumes;

Recuperação de arquivos apagados;

Desfragmentação de arquivos;

Becape de diretórios de volumes;

Apagamento seguro de arquivos;

Calibrar áudio e vídeo;

eDrive

Você pode realizar todos os testes, ou escolher apenas os que achar necessário para uma análise específica.

Para alguns procedimentos, tais como o teste/reparação de diretórios e otimização de disco, é necessário iniciar o Mac e executar o TechTool Pro a partir do DVD, pois essas tarefas não podem ser realizadas no mesmo volume em que está o sistema operacional.

Um dos recursos mais interessantes do TechTool Pro 5 é o eDrive. Ele permite criar um volume de emergência que inclui o TechTool Pro em um dos seus discos rígidos (externos ou interno), sem precisar formatar o disco. O eDrive contém uma pequena cópia do sistema operacional e do próprio TechTool Pro. Em caso de problemas, basta reiniciar o sistema por esse volume, dispensando a utilização do DVD de recuperação, para testes e manutenção. Ele é especialmente útil quando você está longe do escritório, e não quer carregar DVDs.

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O TechTool Protection é uma ferramenta de monitoramento que acompanha o produto e pode ser instalada e configurada pelo Preferências do Sistema. Nela, ficam os monitoramentos em segundo plano (background), tais como espaço em disco ou dos volumes, becape automático de diretórios, verificação S.M.A.R.T. de discos e alertas por email. Além das vantagens óbvias, tem mais uma: consome poucos recursos do sistema operacional.

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Disk Warrior 4 | US$ 100

Um clássico do mundo Mac e também um dos mais premiados nas resenhas de revistas especializadas, este aplicativo é um dos mais confiáveis para a plataforma, tendo salvado a vida de muitos usuários nos últimos anos. Ele tem apenas uma função, e a faz muito bem: reparar discos com problemas dos mais diversos. O Disk Warrior pode ser utilizado em qualquer disco rígido (interno ou externo), volumes em RAID, FileVault, imagens de disco e iPods, e pode reparar permissões utilizando os recursos também disponíveis no Utilitário de Disco do Mac OS X.
O software pode ser instalado e executado em seu Mac para avaliação e recuperação de discos externos. Para reparar um HD interno, é preciso iniciar o Mac pelo CD do programa. É um dos mais simples de usar: você inicia o programa, escolhe qual disco será avaliado e clica no botão Rebuild. O programa faz todo o resto. O processo pode demorar um pouco, dependendo do tamanho do disco (o que também pode aumentar o nível de adrenalina do usuário, já que ele só diz se será possível fazer o conserto no final). Apesar de sua aparente simplicidade, possui recursos poderosos e, como já dissemos, com ótimo desempenho.
O programa não é apenas destinado à solução de problemas, mas também à manutenção periódica, para evitá-los. Por exemplo, a verificação de hardware analisa o status S.M.A.R.T. dos discos rígidos, à procura de problemas.

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DataRescue II | US$ 100

O DataRescue II não serve para reparar problemas em HDs, como os outros até agora mencionados, mas é um dos melhores para recuperar arquivos e pastas apagados por engano ou que estão em mídias danificadas ou corrompidas, permitindo salvar esses dados em outro volume, deixando o original intacto.

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Fácil de usar, ele apresenta dois modos de recuperação, o Assistant (modo assistido) ou o Expert Mode (modo expert). A principal exigência do DataRescue II é a necessidade de ter outro volume (um HD externo já é suficiente, ou mesmo um iPod) conectado ao sistema para permitir salvar os arquivos recuperados. O Expert mode possui diversas opções, entre elas a de clonar o disco ou volume para outro HD.
O programa é bastante simples de usar: ao perceber que se apagou ou perdeu algum arquivo por engano, na janela principal do aplicativo, você seleciona o disco que será vistoriado e, em seguida, o disco de trabalho (aquele que o programa usará para salvar os documentos recuperados). O processo começa com uma busca (scan), que pode ser a rápida (que, segundo o desenvolvedor, resolve a grande maioria dos casos) e a profunda, que pode demorar muito tempo. Além disso, muitas vezes, os documentos não aparecem com seus nomes originais, gerando um pouco de trabalho para descobrir o que é importante e deve ser recuperado, e o que era realmente lixo e devia ter continuado por lá.
O DataRescue também pode ser utilizado para recuperar dados de discos problemáticos, isto é, que não montam mais na Mesa e pare-cem fadados a morrer em pouquíssimo tempo.

Drive Genius 2 | US$ 100

O Drive Genius é um aplicativo para análise e otimização de desempenho em discos rígidos, e não para recuperação de dados. Ele pode reparar ou reconstruir volumes, além de permissões, mas não consegue trazer de volta arquivos apagados.

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A interface do programa é um show à parte. Muito bem-feita, possui um modo de visualização similar ao Cover Flow, em que você escolhe quais funções deseja usar. São várias à disposição, desde desfragmentação de disco, teste de integridade, informações, reparticionar o disco, entre outras.
Além disso, é possível verificar o desempenho dos volumes, duplicar (clonar) um sistema inteiro e também fazer uma limpeza geral para ganhar mais espaço, eliminando arquivos duplicados, idiomas adicionais e binários universais desnecessários (por exemplo, remover a parte PowerPC de um programa que está rodando em Macs com processadores Intel). Outra função bacana é a de apagar arquivos confidenciais (Shred), que promete eliminar qualquer vestígio de documentos no HD.
Para verificações mais drásticas, o DVD de instalação também é bootável, isto é, pode ser usado para iniciar o Mac e fazer alguns reparos no disco interno do computador.

R-Studio for Mac | US$ 80

O R-Studio for Mac faz parte da família de produtos R-Studio, da empresa R-TT. São produtos para recuperação de dados com recursos poderosos e custo relativamente baixo. Ele foi desenvolvido para ser instalado no ambiente Mac OS X e tem capacidade de recuperar arquivos de partições HFS/HFS+ (Macintosh), FAT/NTFS (Windows), UFS1/UFS2 (FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Solaris) e Ext2FS/Ext3FS (Linux). Ademais, permite a busca de arquivos em dispositivos com sistemas de arquivos desconhecidos, incluindo discos rígidos, CDs, DVDs, discos flexíveis, compact flash cards, pen drives, zip drives, memory sticks e outros tipos de mídias removíveis.

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Tem suporte a discos dinâmicos, volumes HFSJ e HFSX, bem como a RAID por software e hardware, Volumes Sets e Stripe Sets. Recupera arquivos comprimidos e criptografados e alternate data streams em partições NTFS. Também reconhece nomes de arquivos em idiomas diferentes do inglês.
Ele consegue recuperar arquivos de partições que tenham sido formatadas, danificadas ou apagadas. Os arquivos recuperados podem ser salvos em qualquer unidade de disco (inclusive de rede) visíveis pelo sistema operacional no qual está instalado. Também auxilia na criação de imagens de um disco inteiro, de um disco lógico ou parte deles. Essas imagens podem ser cópias exatas, compatíveis com versões anteriores do R-Studio, ou imagens comprimidas, que podem ser divididas em várias partes e protegidas por senha. Essas imagens são compatíveis com aquelas criadas pelo produto R-Drive Image.

Stellar Phoenix Macintosh 3.5 | US$ 100

O Stellar Phoenix Macintosh Data Recovery é outra opção que permite recuperar arquivos de discos rígidos, iPods e cartões de memória, corrompidos ou formatados. É compatível com os sistemas de arquivos HFS, HFS+, HFSX, HFS Wrapper e FAT e possui mecanismos de busca rápida de arquivos, recuperação de arquivos ou volumes apagados e formatados. Também permite criar uma imagem do volume com problemas, muito útil quando o volume possui muitos bad blocks.

O software permite a recuperação de dados danificados devido a:

➜ Disco rígido corrompido ou que não monta;
➜ Apagamento acidental;
➜ Arquivo do catálogo corrompido;
➜ Arquivos apagados de iPod.
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Possui três opções de verificação: Quick Recovery (recuperação rápida), Deleted File Recovery (recuperação de arquivos apagados) e Formatted Media/Lost File Recovery (recuperação de mídias formatadas/arquivos perdidos). A localização de arquivos é facilitada pelo filtro de arquivos, localizador, log de eventos e máscara de arquivos. O software vem com um DVD para recuperar arquivos quando seu Mac não pode ser inicializado.

Assistência técnica
Se tudo o mais falhar, leve seu Mac a uma assistência técnica autorizada. Você poderá localizar a mais próxima no site da Apple.
Esperamos que essas dicas sejam úteis e que você possa trabalhar com tranquilidade em seu Mac. E não esqueça de fazer becape! Só o backup salva!

Fonte: MacMais

 

5 Comments so far ↓

  1. MARCELO disse:

    to ate agora, procurando em todos os arquivos e nao encontro.

  2. Douglas Batista disse:

    Bom Dia… Tenho um Mac não entrava, fui refazer a instalção pela net comand option R e deu falha, e a partição de recovery não funcionava de maneira alguma, não ligava mais de jeito nenhum, lembrei q tinha boot camp no disco entao liguei ele com um pendrive do windows10 acessei as partições e removi todas as partições q tinha, coloquei o disco de instalçao do lion 10.6 e não deu certo, li em algumas publicações que tenho que resetar utilizando as teclas comand option shift esc e depois ligar novamente e subir o sistema esclusivamente pela net com a opção comand option R… Como seria, consegue me dar uma dica uma luz? Obrigado e parabéns pelo post…

  3. Neilson disse:

    Brother meu Imac apresenta o seguinte problema..
    Toda vez q eu desligo ele da tomada ele só liga se depois de horas ou até depois de 1 dia fora da tomara pra ele poder ligar novamente.. vc sabe me dizer o q é isso?
    Desde já agradeço!

  4. Rodrigo Daumas disse:

    Boa Tarde, Alessandro Moura.
    Gostaria de pedir a sua ajuda, se possível, para um problema que o meu Mac Mini está apresentando: Ele funciona normalmente, mas quando seleciono o comando desligar o computador faz todo o processo de desligamento mas logo depois que o Led se apaga e reinicia. Como se eu estivesse clicando no comando reiniciar.
    Só consigo mantê-lo desligado se ficar com o dedo pressionado no botão power.
    Poderia me ajudar?

  5. Robson Amaral disse:

    Tenho um Macbook pro e ele mesmo com carga plena inicia e logo em seguida apaga a tela, o que pode ser???

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