Mozilla lança nova versão do Firefox – O primeiro navegador a suportar a opção “Não me rastreie” em várias plataformas.

Written by Alessandro Moura on junho 21st, 2011

A  Mozilla, organização global sem fins lucrativos dedicada a tornar a web melhor, lançou hoje a nova versão do Mozilla Firefox para Windows, Mac, Linux (http://www.mozilla.com/firefox/new/) e Android (https://market.android.com/details?id=org.mozilla.firefox).
A nova versão do Firefox vem na trilha da grandiosa versão 4 do navegador, a qual teve mais de 200 milhões de downloads para Windows, Mac e Linux e milhões de downloads no Android Market.
A Mozilla recentemente alterou sua forma de trabalho para um  ciclo rápido de desenvolvimento (http://blog.mozilla.com/blog/2011/04/13/new-channels-for-firefox-rapid-releases/) que entrega melhoras precisas de recursos do Firefox, melhoras de performance, atualizações de segurança e melhoras de estabilidade mais rapidamente para os usuários.
A última versão do Firefox inclui mais de 1000 melhoras e aumentos de desempenho, que facilitam a descoberta e o uso dos novos recursos do Mozilla Firefox. Essa versão inclui suporte para as mais modernas tecnologias web, o que torna a criação de complementos para o Firefox, aplicações web e websites mais fácil e mais divertida para desenvolvedores web.
O Firefox 5 para Android inclui o recurso de privacidade “Não me rastreie” , tornando assim o Firefox o primeiro browser a suportar “Não me rastreie” (http://firstpersoncookie.wordpress.com/2011/05/24/catching-up-on-dnt-developments/) em várias plataformas.
A Mozilla criou o “Não me rastreie” para dar aos usuários mais controle sobre como a sua maneira de navegar na internet é utilizada na web. Esse recurso, que permite aos usuários informar aos sites que eles desejam ser excluídos do rastreamento de comportamento online, é agora encontrado mais facilmente nas Preferências do Firefox.
O Mozilla Firefox oferece aos usuários controle completo sobre a aparência e funcionamento do seu navegador através de uma galeria de centenas de milhares de complementos. Cerca de 85% dos usuários do  Firefox 4 possuem um complemento instalado para customizar a aparência, os recursos e o funcionamento do seu browser.
A Mozilla possui um enorme conjunto de recursos que facilitam o desenvolvimento de complementos atrativos para o Firefox (http://blog.mozilla.com/addons/2011/06/21/add-on_sdk-builder-_beta/) usando HTML, JavaScript e CSS.
O novo SDK de desenvolvimento de complementos para o Firefox no Windows, Mac e Linux (https://addons.mozilla.org/developers/builder) permite a criação local de complementos, enquanto o Firefox Add-on Builder Beta (https://builder.addons.mozilla.org) provém um ambiente web para criação. Os desenvolvedores podem criar complementos do Firefox para todas as plataformas. Eles serão instalados e atualizados sem necessidade de reinicialização do browser ou interrupção da navegação.
O Firefox para Windows, Mac e Linux agora suporta novos padrões de animações CSS, que permitem à desenvolvedores  criar mais aplicações web maravilhosas!
O Mozilla Hacks possui um tutorial sobre animações CSS ( http://dbaron.org/log/20110615-animations) e um post completo mostrando o que os desenvolvedores podem fazer no Firefox (https://hacks.mozilla.org/2011/06/firefox5).
Para baixar a última versão do Firefox para Windows, Mac ou Linux clique em “verificar atualizações” no menu “Sobre o Firefox” ou baixe o Firefox Aurora e Beta (http://www.mozilla.com/firefox/channel/).
Visite esta página [https://market.android.com/details?id=org.mozilla.firefox] para baixar a última versão do Firefox para seu dispositivo Android. Usuários que já possuem o Firefox para Android instalado receberão um aviso sobre a nova versão.
Para maiores informações:
FAQ:
Firefox para Windows, Mac e Linux (http://www.mozilla.com/press/faq/fx/)
Firefox para  Android (http://www.mozilla.com/mobile/faq/)
Notas técnicas da versão:
Firefox para Windows, Mac e Linux (https://www.mozilla.com/firefox/5.0/releasenotes/)
 

Leave a Comment





captcha service