Ministro Aloizio Mercadante propõe que Brasil e Uruguai criem centro para produzir software livre

Written by Alessandro Moura on julho 27th, 2011

Em encontro realizado na capital uruguaia, Montevidéu, o ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, defendeu a criação de um centro binacional (Brasil-Uruguai) para produzir software livre e que forme recursos humanos na área. A iniciativa seria patrocinada com parte dos recursos do Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), que tem a previsão de destinar US$ 1 bilhão para pesquisas e desenvolvimento, até 2016.

Também de acordo com notícia divulgada pelo próprio Ministério da Ciência e Tecnologia, Mercadante sugeriu o uso do Focem para expansão das redes de banda larga destinadas à transmissão de dados e estudos científicos e tecnológicos entre Brasil e Uruguai.

De acordo com o ministro, o Uruguai é considerado um parceiro estratégico na área de ciência e tecnologia por suas realizações. O país já concluiu a inclusão digital de todas as escolas públicas e distribuiu um computador portátil por aluno. Além disso, ele participa do projeto Mercosul Digital, voltado a criar protocolos e procedimentos para estimular o comércio eletrônico para pequenas e médias empresas.

 

Leave a Comment





captcha service