E se Tim Berners-Lee tivesse patenteado a web?

Written by Alessandro Moura on agosto 29th, 2011

Este texto é uma tradução livre e adaptada do texto publicado no TechDirt.

Você deve ter visto histórias ha uma semana ou mais sobre o 20º aniversário de quando Tim Berners-Lee publicou a primeira página na web. Enquanto muito, muita gente continua a confundir a “web” com a “Internet”, a criação de Berners-Lee realmente ajudou a transformar um sistema usado por poucos nerds e adicionou um elemento que possibilitou leva-la a uma dimensão, muito mas muito maior. E enquanto algumas pessoas estão falando de como é bacana ja estarmos neste vigesimo aniversário, Marco Arment ( o cara do InstaPaper) nos lembra que se Berners-Lee tivesse requerido a patente da web, o que fazemos agora seriam uma infração da patente.

Isto nos leva a construir um interessante experimento. Tenta imaginar como seria o mundo atual se a World Wide Web tivesse sido patenteada? Aqui seguem algumas hipoteses:

  • Ao invés da World Wide Web, muitas pessoas teriam continuado nos jardins murados proprietários como o AOL, Compuserve, Prodigy e Delphi. Enquanto estes eventualmente poderia infrigir a patente, uma vez que são grandes empresas, ou sustentados por grandes empresas, eles teriam facilidade de obter recursos para cobrir os custos de licenciamento.
  • O nível de inovação em termos de web teria sido drasticamente limitado. Conceitos como AJAX, informação em tempo real, etc. não estariam presentes ou poderiam estar na sua infância. As “inovações” vindo apenas das empresas nestes sentidos, com poucos participantes, faria com que eles nunca pensassem o valor destas coisas.
  • Não teríamos Google. Buscas seriam básicas e limitadas apenas ao sistema proprietário onde você estaria.
  • Muitas pessoas usariam os serviços online mais para “consumo”  do que “comunicação”. Deveriam ainda existir salas de chat, e coisas assim, mas não existiriam desenvolvimentos para comunicação massiva e pública como blogs e Twitter. Deveriam existir algum elemento de redes sociais, mas eles seriam bem rudimentares com os jardins murados.
  • Não teriamos iPhone. Enquanto alguns o enxergam separados da web, eu discordo. Eu não acredito que existiria o mesmo interesse no crescimento dos smartphones sem a web. Será que variamos telefones limitados e proprietários como o “AOL Phone”? Possivelmente, mas com um mercado muito fragmentado e sem muito valor, eu não tenho certeza mas seria necessário um ecossistema para incrementar como o iPhone.
  • A Internet Livre seria limitada por brigas judiciais. Ainda existiria a Internet aberta, e coisas como o gopher e Usenet poderiam ter crescido e tornado-se aptos a proporcionar uma pequena inovação. Por outro lado, se o gopher tentasse expandir mais que a web, veriamos uma disputa legal que não só atrasaria a inovação, mas limitaria as arenas onde elas aconteceriam.

O que mais as pessoas pensam quem poderia ter acontecido? Eu gostaria de saber do Berners-Lee, se o nome dele seria conhecido por muitas pessoas. Quando você pensa a respeito de como o mundo poderia ter sido limitado em comparação com o que temos hoje…. e começamos a nos surpreender de como invenções semelhantes a web hoje estariam presas por patentes, isto nos faz projetar o quanto poderíamos ter ficados presos no passado em termos de inovação nesta arena.

Por : Mike Masnick

FONTE

 

Leave a Comment





captcha service