Latinoware inicia com mais de 4 mil participantes

Written by Alessandro Moura on outubro 20th, 2011
Com o objetivo de promover a utilização do software livre na América Latina e a integração cultural e tecnológica entre os países, iniciou no dia 19 de outubro a 7ª Conferência Latino-Americana de Software Livre, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A solenidade de abertura reuniu personalidades do software livre e representantes do poder público. O evento acontece até sábado e contará com palestras, mesas-redondas e workshops sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação, sustentadas em sistemas de software livres desenvolvidos no continente.

O diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Paraná (Celepar), José Antonio de Castro, afirmou, durante a abertura do evento, que o governo do Paraná segue comprometido com a aplicabilidade do software livre na gestão pública. Para ele, estamos vivendo um momento único de evolução, onde muitas tecnologias que só existiam na imaginação já estão presentes.
Segundo o deputado estadual, Edson Praczyk, autor da 1ª lei de padrão ODF no Brasil, a Latinoware assim como outros eventos de software livre tem o poder de propagar as ideias do movimento. Praczyk também é autor da  lei aprovada em 2003, de utilização de software livre no estado. “Essa lei já proporcionou uma economia de mais de meio bilhão de reais até hoje, dinheiro que seria gasto em aquisição e licenças de software”, afirmou.
A superintendente de Informática da Itaipu, Marli Portela, destacou que a Itaipu não quer só promover o uso do software livre, mas também desenvolver programas e que para isso está iniciando a criação do Núcleo de Desenvolvimento de Software Livre, cujo primeiro software beneficiado será o Libreoffice. O diretor paraguaio de Itaipu, Gustavo Codas, destacou a importância do compartilhamento para o crescimento e para a construção de uma sociedade melhor.
Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Celepar e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware será palco para personalidades internacionais e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina apresentarem suas soluções em Software Livre.

Foto: Jean – FONTE

 

Leave a Comment





captcha service