Linus Torvalds critica Microsoft e Apple e diz que plataformas abertas vencerão

Written by Alessandro Moura on novembro 21st, 2011

Linus Torvalds

Linus Torvalds, criador do Linux, acredita que tecnologias fechadas, como as da Apple, vão perder para as abertas ao longo do tempo.

Torvalds esteve na LinuxCon, em São Paulo, e criticou a política da Apple de restringir o uso de suas tecnologias por outras empresas. “Pessoas querem liberdade e mercados querem liberdade”, afirmou. Ele é um dos grandes entusiastas do código aberto, como o usado no sistema operacional que criou. “Estou otimista: a abertura vai se dar melhor a longo prazo”, afirmou.

As críticas de Torvalds à Apple têm um significado especial no Brasil. A empresa fundada por Steve Jobs não se adaptou à legislação brasileira e é considerada uma das mais fechadas do mundo. Representantes da Apple se recusaram a discutir questões relacionadas à inclusão de jogos na iTunes Store nacional, por exemplo, e resolveram a questão de uma maneira simples: não disponibilizam nenhum game para os donos brasileiros de iPhone.A Microsoft também foi alvo de Torvalds. Ele criticou a decisão feita pela empresa de dificultar a instalação do Linux em computadores vendidos com Windows 8. Para o criador da plataforma aberta, a medida não vai dar certo. “Vai ser mais uma dessas modas passageiras”, afirmou.

 

Leave a Comment





captcha service