Por que é importante testar Distros Linux?

Written by Alessandro Moura on março 27th, 2012

Muitas pessoas desistem do Linux por falta de conhecimento. Não se adaptam ao ambiente gráfico, por exemplo, e simplesmente voltam para o amigo da tela azul.

No Brasil são mais de 20 distribuições Linux diferentes, que variam entre acessibilidade, cores, ambientes, tamanhos e outros quesitos. Existem softwares e interfaces gráficas para todos os gostos, de modo que desistir porque a distribuição X não lhe agradou não é o caminho certo, pois ainda existem as distribuições Y, Z, e por aí em diante.

Usuários comuns procuram facilidade, agilidade e estilo. Sim, eles procuram sistemas bonitinhos que possam personalizar a vontade.

Porque é importante testar distros Linux?Ubuntu 10.10 personalizado

MAS POR QUE É IMPORTANTE TESTAR?

Dando uma resposta curta, é importante testar distros Linux pela dificuldade em encontrar a melhor para você, àquela que melhor se adapte aos seus gostos.

Além dos testes, é necessário saber as características da sua máquina e seu grau de instrução. É complicado fazer bom uso do Fedora em netbooks por exemplo. Ou para exemplificar melhor, para leigos é quase impossível usar uma plataforma em modo texto (sem gráficos).

Porque é importante testar distros Linux?Servidor Ubuntu: modo texto é para Jedis

Existem distros fáceis de usar. São básicas e não exigem um computador potente. Outras são complexas, feitas para usuários que entendem melhor da parte técnica e são usadas geralmente para trabalho, como por exemplo o Debian.

Outro ponto importante é pesquisar sobre os ambientes gráficos e alternar entre eles até encontrar aquele que se encaixe perfeitamente ao seu gosto e estilo. Também é possível escolher uma que já tenha pacotes essenciais instalados, como mensageiros instantâneos, editores de imagens e reprodutores de músicas.

Por que é importante testar distros Linux?Pidgin junto com Gnome

Unity, KDE, Gnome, LXDE, XFCE, Fluxbox, Blackbox, Openbox entre outros, são ambientes comuns e bastante usados, mas algumas atualizações deles podem pesar no seu hardware, por isso é indispensável juntar todos os pontos na hora de uma instalação definitiva.

É possível ter um bom sistema operacional com um ambiente básico leve e agradável, que se ajuste ao seu gosto. É o caso de Xubuntu, Lubuntu,  PearOS, MintLinux Ubuntu.

Por que é importante testar distros Linux?

O que achou dessa crítica? Quais distribuições Linux você já testou e qual foi sua experiência com ela? Pretende testar alguma outra? Comente e deixe sua opinião :)

Referências

http://infotechacker.webnode.com/ambientes-graficos-linux/

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/23-distribuicoes-Linux-brasileiras/

FONTE: http://www.ubuntubrsc.com/porque-importante-testar-distros-linux.html

 

Leave a Comment





captcha service