Um breve relato do 1o. Dia do IV ENSOL

Written by Alessandro Moura on maio 7th, 2010

IV Ensol

IV Ensol - Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes

Apesar de todas as dificuldades que se tem de realizar um evento na nossa Paraíba, com a realização do IV ENSOL obtemos a certeza de que quando se quer tudo pode. Não é fácil realizar um evento de Software Livre, ainda mais na Paraíba onde tudo é mais complicado. Começa logo pela disponibilidade de vôos para o nosso estado que além de serem escassos, são bem mais caros. Estrutura física para realizar eventos também é uma dificuldade, mas graças a Deus temos a Estação Cabo Branco Ciências Cultura e Artes em João Pessoa. Mesmo com toda a imponência da Estação Ciência, uma grande obra de Oscar Niemeyer, sentimos a falta de um centro de convenções e por isso almejamos a conclusão do Centro de Convenções de João Pessoa para que nos eventos futuros os organizadores não passem sufoco com a organizações de eventos.

O IV ENSOL está bombando e se solidifica como um dos maiores eventos de Software Livre do país e por isso exige um espaço mais amplo onde possa acomodar as comunidades, os patrocinadores, imprensa, movimentos culturais, etc.

No primeiro dia de evento, o comparecimento das comunidades e usuários de software livre foi marcante e apesar do primeiro dia ser aberto ao público a fila para o credenciamento foi enorme e causou um certo desconforto aos participantes por terem de ficar na fila em pleno sol paraibano. Mas em nenhum momento culpo a organização do evento por este desconforto, o problema é que os recursos que temos são estes e não é nada demais pegar um solzinho de vez em quando.

A organização do ENSOL está de parabéns, com todas as dificuldades conhecidas está conseguindo realizar um grande evento, trazendo grandes nomes do Software Livre do Brasil e do Mundo para a nossa Paraíba.

Auditório lotado na solenidade de abertura do IV ENSOL

Auditório lotado na solenidade de abertura do IV ENSOL

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes de comunidades do Software Livre, de entidades governamentais e privadas. Anahuac um dos criadores do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu Linux da Paraíba e idealizadores do ENSOL conclamou o grito de ordem: “Software Livre”.

Palestra MadDog

Palestra MadDog

Logo após deu inicio a palestra de Jon “MadDog” Hall, ele falou do início do Software Livre e sua evolução ao longo dos tempos, além do Projeto Cauã que pode criar de 2 a 3 milhões de empregos no país. O Projeto Cauã não é só inclusão digital, é também economia, pois com o projeto de computadores de baixo custo com ThinClient’s reduzirá drasticamente o consumo de energia e sendo assim pretende conectar todos os computadores de forma a criar uma grande bolha de rede sem fio. Cada ThinClient também será um roteador e compartilhará parte da sua banda de rede para os demais usuários. Esse projeto será a revolução do Software Livre.

Palestra Hygo Reinaldo

Após a palestra de MadDog, participei da palestra de Hygo Reinaldo sobre criação de filtros de pacotes com software livre no espaço da Desconferência, bastante técnica a sua palestra, ele deu dicas preciosas de como configurar filtros de pacotes com iptables.

Finalizando, este foi um pequeno resumo do primeiro dia de participação no IV ENSOL que promete dar continuidade nos próximos dias com magnitude.

 

Leave a Comment





captcha service