Linux Mint 15, uma versão “ambiciosa”

Written by Alessandro Moura on maio 30th, 2013

Linux Mint, distribuição que agrada a muitos usuários provenientes do Ubuntu, é considerada uma das mais populares entre usuários comuns, por prover suporte completo a multimídia e ter mais de 30,000 pacotes disponíveis para instalação, carcterística herdada do Debian e Ubuntu, nos quais o Mint é baseado.

A versão 15, “Olivia” foi lançada ontem, com a descrição de ser a mais ambiciosa versão lançada desde o início do projeto. Mas o que Olivia traz de novo?

“MATE 1.6 [fork do GNOME 2] está amplamente melhorado e Cinnamon 1.8 [ambiente de trabalho criado pelos desenvolvedores do Linux Mint] ofere uma tonelada novos recursos, incluindo um protetor de tela e um centro de controle unificado. A tela de login agora pode ser personalizada em HTML5 e duas novas ferramentas, Fontes de Software e Gerenciador de Drivers fazem a primeira aparição no Linux Mint.”

Display Manager

O Display Manager é o que vem logo após o boot, e carrega o aplicativo que gerencia o login. Este último é o vemos após o boot.

Telas de login interativas e animadas, em HTML5Telas de login interativas e animadas, em HTML5

E nesta versão do Mint temos três Greeters (o gerenciador de login), um em GTK, um personalizável GDM, e um em HTML, super personalizável mas que permite também animações e temas interativos.

Fontes de Software e Gerenciador de Drivers

Sim, parece que dois recursos já bem conhecidos no Ubuntu foram só agora adicionados ao Mint. O Software Sources, gerenciador de fontes de software, foi construído do zero, mas com as distribuições derivadas em mente. Já o Gerenciador de Drivers usa o mesmo backend do que há no Ubuntu.

Gerenciador de Arquivos

O gerenciador de arquivos do Mint “Nemo” recebeu grandes mudanças, e seu comportamento foi adaptado para integrar melhor com o Cinnamon.

Nemo, o gerenciador de Arquivos do CinnamonNemo, o gerenciador de Arquivos do Cinnamon

Nemo, o gerenciador de Arquivos do Cinnamon

É possível esconder facilmente a barra lateral e ir adiante ou atrás lugares e a árvore de pastas. Abaixo há sempre uma barra, mostrando sempre que aplicável, quanto de espaço está sendo usado.

Desklets, Protetor de Tela, Centro de Controle, “Spices” e mais…

Dentre outras novidades, estão 3 desklets (o mesmo que Plasmoids do KDE, Widgets do Android) instalados por padrão no Cinnamon 1.8, um novo protetor de tela com a função de bloquear o usuário, um centro de controle próprio do Cinnamon que reúne as configurações, e um pequeno gerenciador de Spices (applets, desklets, themes, extensões…), e mais ainda.

Uma versão ambiciosa

Depois de tanta novidade (e ainda tem mais), já podemos concordar que a nota oficial de que é uma versão ambiciosa. Também vimos como é uma distro que oferece inúmeras possibilidades, com vários ambientes de trabalho e índice de personalização.

Se quiser baixar a distro entre no site oficial: http://www.linuxmint.com/index.php

E para ver as notas de lançamento desta versão: http://www.linuxmint.com/rel_olivia_whatsnew.php

FONTE

 

Leave a Comment





captcha service