
O diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Paraná (Celepar), José Antonio de Castro, afirmou, durante a abertura do evento, que o governo do Paraná segue comprometido com a aplicabilidade do software livre na gestão pública. Para ele, estamos vivendo um momento único de evolução, onde muitas tecnologias que só existiam na imaginação já estão presentes.
Segundo o deputado estadual, Edson Praczyk, autor da 1ª lei de padrão ODF no Brasil, a Latinoware assim como outros eventos de software livre tem o poder de propagar as ideias do movimento. Praczyk também é autor da lei aprovada em 2003, de utilização de software livre no estado. “Essa lei já proporcionou uma economia de mais de meio bilhão de reais até hoje, dinheiro que seria gasto em aquisição e licenças de software”, afirmou.
A superintendente de Informática da Itaipu, Marli Portela, destacou que a Itaipu não quer só promover o uso do software livre, mas também desenvolver programas e que para isso está iniciando a criação do Núcleo de Desenvolvimento de Software Livre, cujo primeiro software beneficiado será o Libreoffice. O diretor paraguaio de Itaipu, Gustavo Codas, destacou a importância do compartilhamento para o crescimento e para a construção de uma sociedade melhor.
Promovida pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Celepar e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Latinoware será palco para personalidades internacionais e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina apresentarem suas soluções em Software Livre.
Foto: Jean – FONTE